As principais perguntas do Leitor sobre a escolha do nicho de mercado

As principais perguntas do Leitor sobre a escolha do nicho de mercado para começar um blog profissional!

Após todas as dicas anteriores vamos agora as perguntas mais comuns sobre o tema.

#1. O que mais mim trava é a questão de não saber qual nicho que eu possa começar o meu blog, porque não sei sobre nada que seja útil, e os que poderia começar não domino muito bem de forma a compartilhar conteúdo com as pessoas, o que posso fazer para driblar essa situação?

Bom nesse caso você tem duas opções:

A) Escolher um tema que goste e mesmo que não tenha muito conhecimento, você pode começar a estudá-lo de forma a ter conhecimento para compartilhar no blog.E de preferencia um nicho onde as pessoas estão dispostas a gastar dinheiro.


B) Você pode escolher uma área de interesse que não tenha tanto domínio no assunto e terceirizar o conteúdo com freelancers.

#2. Como saber se o meu mercado de atuação está de fato saturado?

Existem milhares de nichos e mesmo que você entre em um mercado muito concorrido, quando você sabe se posicionar corretamente poderá conquistar o seu espaço. São poucos os mercados no Brasil que estão devidamente explorados. A questão a ficar atento é no seu diferencial.

O que fará você ser diferente dos demais blogs?

#3. Tenho um blog que a princípio quando criei não era o foco ganhar dinheiro com ele e sim de criar um lugar onde eu pudesse compartilhar o meu dia a dia (do tipo blog pessoal mesmo). Será que mesmo assim tenho chance de alguma forma ganhar dinheiro com ele hoje?( Digo isso porque antes não tinha essa visão de focar em um nicho).

Quem é o público alvo que visita o blog?

Você pode começar por responder a essa pergunta e tentar descobrir que tipo de solução poderia oferecer para os seus visitantes e que poderia ser cobrado.

Uma vez sabendo o que as pessoas que chegam até o seu blog desejam, você pode pensar em criar um produto digital resolvendo um problema específico ou acessar plataformas como o hotmart para ver se já existe algum produto de qualidade que possa de fato ajudar a sua audiência.

#4. Quero entrar em um nicho que gosto, mas não sou especialista no assunto, eu realmente preciso ser especialista para começar o meu blog?

Não precisa.

Tudo que você precisa é apenas saber mais do que o público que pretende ensinar. Um ponto interessante de observar é que a grande maioria das pessoas são iniciantes em qualquer mercado.

Você não precisa ter um diploma em alguma área, para falar sobre o assunto. Se tiver ótimo, é bom e vai ser muito mais fácil caso tenha. Pois quanto mais se sabe sobre uma determinada área mais fácil se torna para criar conteúdo.

Mas a ideia aqui é você escolher assuntos que você tenha interesse em estudar. E mesmo que ainda não saiba muito sobre o nicho, nada te impede de entrar afundo para estuda-lo e compartilhar para o mundo a sua opinião e visão sobre o tema.

Outra alternativa é terceirizar o conteúdo do seu blog.

Existem muitas plataformas na web onde você consegue contratar facilmente os serviços de redatores. Workana e 99 Freelas são alguns deles.

Agora para quem deseja levar a sério a criação de um blog profissional com foco no longo prazo acho o ideal você mesmo criar o seu conteúdo.

Por isso, é bom que escolha um assunto que seja apaixonado ou que pelo menos tenha interesse de estudar e criar conteúdo. E que seja algo que tenha um pouco de conhecimento para criar os conteúdos ao longo do tempo.

5. Se eu começar em um nicho, construir autoridade e de repente ao longo do tempo as pessoas deixarem de se preocupar com o tema e não se interessar mais?

É por motivo como esse que temos que fazer a análise do mercado.

Na fase da escolha do nicho use as ferramentas para descobrir se existem muitas pessoas pesquisando no google.


  • 1. Kewords planner: a mais importante pois dar uma noção em volume de buscas mensais sobre um assunto no google.
  • 2. Google trends: Veja por meio de estatísticas o crescimento ao longo do tempo da demanda de um assunto na internet.
  • 3. Google: Pesquisa por grandes portais, sites, blogs e foruns dentro do nicho de interesse.
  • 4. Youtube: Veja se exitem vídeos com muitas visualizações dentro do tema.
  • 5. Similarweb: Serve para ter uma noção de quantas visitas mensais se tem um blog na internet. 

Olhe se já existem muitos blog dentro do segmento, se existem fóruns de discursão e grupos no facebook.

E claro sempre olhe se as pessoas interessadas no assunto estão dispostas a gastar dinheiro. Porque muitas vezes existem muitas pessoas fazendo pesquisas, mas pode não ser um público comprador. 

6. Mas se após ter definido o meu nicho, definido o meu público e leyout do blog, na hora de produzir conteúdo não conseguir ter ideias e acontecer aqueles bloqueios criativos?

Isso acontece.

No entanto, mais uma vez bato na tecla da importância de escolher um assunto que você tenha conhecimento. Pois mesmo sabendo muito de uma área sempre tem aqueles momento que estamos com a cabeça cheia e não conseguimos pensar em nada.

Isso é normal, mas nos artigos futuros na fase de conteúdo darei várias dicas para driblar os bloqueios para você ser uma máquina de conteúdo.

7. Se o assunto que eu tenho interesse é muito segmentado e quase não tem buscas no google, o que eu faço?

Você pode pegar o tema escolhido e pensar em possíveis tópicos mais amplos para abordar. E refazer as pesquisas para ver se existem demanda.

Se por exemplo o termo que você usou foi “Como adestrar um cão vira-lata”, e essa palavra chave não tiver muita demanda, você pode (e deve) usar termos mais amplos, nesse exemplo seria adestramento de cães.

Preste atenção nesse detalhe, porque ás vezes você pode está segmentando além do necessário. Aí é aquela coisa, quanto mais focado melhor, mas não pode ser tão pequeno a ponto de não ter um número considerável de pessoas pesquisando sobre o tema.

E muito importante, não deve escolher um nicho se essa fatia não existir público interessado.

8. Gostaria de saber se é possível criar um negócio online utilizando os recursos gratuitos da internet, como um blog e páginas de capturas. Se sim, quais recursos são esses?

Sim é possível.

Você poderia começar um blog gratuito sem precisar gastar nenhum centavo, mas quando o objetivo é criar um blog profissional essa não é uma boa ideia.

Iremos falar mais sobre esse tópico nos próximos artigos. E você entenderá melhor o porque não recomento blogs gratuitos.

9. Para ganhar dinheiro online, tem que se dedicar e postar de preferencia todos os dias, isso é o que eu acredito hoje em dia. Mas enquanto você não ganha dinheiro, precisa trabalhar. Como dá pra trabalhar e se dedicar de verdade ao mesmo tempo? Porque eu tenho blog e sei que é preciso algumas horas de pesquisa, tempo pra escrever, pra gravar e etc. E ai? Vale tirar as horas de sono?

Uma coisa notável em muitos blogs de sucesso hoje…

É que eles focam mais na qualidade do conteúdo do que na frequência em si.

No meu ponto de vista é melhor você se dedicar em postar uma a três vezes por semana com um conteúdo melhor e mais completo do que postar todos os dias artigos superficiais.

A questão de valer apena precisa ser avaliada por cada empreendedor.

Todo tipo de empreendimento tem os seus riscos e muitas vezes é necessário abdicar de muitas coisas para a realização dos nossos objetivos.

10. Não tenho muito tempo para mim dedicar a um projeto online devido trabalhar o dia inteiro, mesmo assim ainda seria possível pra mim começar um blog e mantê-lo?

Sim é possível.

Nesse caso você só precisa se planejar e definir os dias e a quantidade de horas que serão dedicadas ao seu blog. Você pode decidir investir uma hora por dia do seu tempo e dar o seu melhor no seu projeto nesse período.

Seja á noite após o trabalho, nos finais de semana ou feriados. Quem quer dar um jeito e quem não quer sempre dar um desculpa, não é verdade?

11. Não tenho tanto dinheiro para começar a investir, haverá muitos gastos na construção do blog?

Os custos para a criação de um blog é muito baixo.

Gosto de sempre fazer essa pergunta para quem está começando a empreender:

Qual é o tipo de negócio conseguimos iniciar sem a necessidade de investir algum dinheiro? Até para jogar na mega-sena você precisa investir. Tem que comprar o jogo.

A boa notícia é que os gastos para manter um blog funcionando são muito baixos em comparação a um negócio físico.

12. Sou daquele tipo de pessoa que não tem experiente em nada que seja útil, algo interessante, então como irei compartilhar informações de valor de forma a ajudar as pessoas?

Eu acredito que todos nós podemos compartilhar alguma coisa que possa ajudar as pessoas em nossa volta. E isso pode ser desde a experiência que você já teve com algo ou com aquilo que você vive no dia a dia.

E se mesmo assim você acha que não sabe nada que poderia compartilhar, vá para a opção de fazer uma lista das suas paixões e veja qual será a ideia com o maior potencial de receita (lucro).

E mesmo que não saiba muito sobre o tema, você pode decidir estuda-lo a fundo e pode ir compartilhando o seu aprendizado no blog.

Recapitulando:

como-escolher-o-nicho-de-mercado-passo-a-passo

Até chegar aqui você já viu como escolher e validar a sua ideia de nicho de mercado para iniciar o seu blog.

Resumindo bem rápido aqui, vimos na aula sobre a escolha e validação de um nicho de mercado que você precisa:

  • 1. Criar uma lista de 10 ou mais coisas pelas quais é apaixonado;
  • 2. Consultar se existem pessoas que compartilham dos mesmos interesses no Kewords Planner e no youtube;
  • 3. Verificar o crescimento do assunto ao longo do anos no Google Trends;
  • 4. Analisar as múltiplas possibilidades de monetização;
  • 5. Estudar os blogueiros de sucesso do seu setor e tomar nota do que eles fazem para ter mais sucesso;

E para terminar essa etapa quero te pedir uma coisa:

É preciso agir sobre aquilo que você aprende se não nada que eu disser até aqui fará sentido pra você. Lembre-se, seja um fazedor. Pois são o fazedores que alcança o sucesso na vida em todas as áreas e circunstâncias.

Forte abraço e até a próxima!


 

Um Amigo De Muitos Anos Revela Em Uma Aula Como Que Ele Conseguiu Gerar R$81.548,25 Mil Reais Com Um Negócio Online E Você Pode Copiar o Que Ele Fez Mesmo Sendo Iniciante em 2019:

Adiones Rodrigues

Adiones Rodrigues é empreendedor e consultor de vendas. Estuda marketing digital e estratégias de vendas online desde o ano de 2013 e de lá pra cá tem focado em ajudar pessoas comuns, empresários e profissionais autônomos a vender os seus produtos físicos, digitais ou serviços todos os dias na internet usando estratégias e campanhas de vendas online.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *